O que é?
Síndrome de ovários policísticos. Distúrbio hormonal que causa um aumento no tamanho dos ovários, com pequenos cistos na parte externa deles.
A causa da síndrome do ovário policístico não é bem compreendida, mas pode envolver uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
O significado da SOP é muito amplo, desencadeia diversos sintomas , entre eles: são disfunção menstrual, hiperandrogenismo ,ausência da ovulação.
A maior parte das mulheres com este problema apresenta um agravante hormonal; resistência à insulina . Acontece o estímulo direto pela insulina na síntese de androgênios nos ovários e nas supra-renais.
Aa pilula não é o único tratamento, uma dieta hipoglicemiantes com controle glicêmico e hormonal, tem um resultado satisfatório. Sempre converse com seu médico e/ou nutricionista a respeito , do melhor tratamento para você .
Por isso a nutrição é essencial e deve ser considerada parte integrante do TRATAMENTO da SOP
* O que deve ser evitado; Doces, adoçantes ( inclusive os mascarados ), alimentos processados e indústrializados , carboidratos simples, farinha branca, gorduras , álcool e os “ diet e light “ um veneno.
Alimentos que auxiliam no tratamento:
Alimentos e nutrientes que ajudam no controle da Síndrome dos Ovários Policísticos:
– Myoinositol: suplementação é essencial , melhora ovulação, resistência à insulina e perfil hormonal. Está presente também nas leguminosas;
– Cromo: controle de resistencia insulinica, diminuição de compulsão por doce. Presente no brócolis, grãos integrais, carnes, nozes;
– Ômega 3: Ação anti-inflamatória. Peixes como sardinha, salmão selvagem, semente de chia ou linhaça;
– Ácido lipoico: ação antioxidante, presente em pequenas quantidade no espinafre, brócolis;
– N- acetil cisteina: aumenta glutationa, enzima com ação super antioxidante;
– níveis de vitamina D adequado é fundamental para controle de glicemia.
E etc…